Iremos apresentar a Eutonia, uma das abordagens de educação somática que mais influenciou nosso trabalho (especialmente da Tatiana que se formou Eutonista).
A Eutonia foi criada pela alemã Gerda Alexander a partir da metade do século XX. O nome propõe a regulação do tônus como um caminho a ser seguido (eu=harmonização, tonia = tônus). Pense sobre o seu dia e você encontrará momentos que se encontrava mais relaxado (dormindo, assistindo televisão ou comendo) e momentos que você precisou de mais contração muscular para executar uma atividade (correr para pegar um ônibus, por exemplo). O tônus varia com a tarefa que iremos executar e a Eutonia é um caminho para adequar o tônus à ação proposta. Imagine ir dormir com um tônus alto? A qualidade do sono será ruim. Infelizmente não percebemos que muitas vezes há fixação de padrões que não são mais necessários e a Eutonia nos empodera do nosso próprio corpo, para que possamos utilizá-lo da melhor forma possível.
“Um dos aspectos essenciais da Eutonia, para mim, é a denominação do praticante de Eutonia como aluno. Esse detalhe pedagógico coloca-o como protagonista do seu processo. “ Tatiana
Na fisioterapia é comum a falsa sensação da técnica “milagrosa”. Tal técnica irá tirar a sua dor. Tal movimento vai curar você. Essa é uma grande falácia. Você não tira ou dá nada à ninguém, especialmente quando se trata de saúde. O profissional apenas orienta e guia o paciente pelo processo. Mas quem de fato trabalha é o “corpo” do paciente. Quando um paciente não está engajado no seu processo, dificilmente ele irá melhorar.
Identificar o praticante como aluno devolve a autonomia sobre sua saúde. Respeita a sua individualidade. O direcionamento da atenção para o corpo transmite uma sabedoria própria de cada indivíduo que vai desenvolvendo a capacidade de escuta do seu próprio eu. Esse respeito à individualidade permite que em um mesmo trabalho em grupo, os participantes possam ter experiências opostas e isso é muito enriquecedor. Há diferentes corpos e histórias que o trouxeram até o dia de hoje.
Você pode se tornar um aluno de Eutonia em sessões individuais ou em grupo.
Para conhecer mais sobre a Eutonia e os profissionais clique aqui.
E para conhecer mais sobre o processo de formação para você se tornar uma eutonista, clique aqui.
Quer fazer uma aula experimental de Eutonia? Entre em contato:
[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”1″][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”1″][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea”][/contact-form]