Move Abilities

Os 8 benefícios da respiração

   A respiração é algo que fazemos todos os dias e normalmente não prestamos muito atenção. Você já reparou se a sua respiração altera ao longo do dia? Como você respira antes de dormir e como você respira em uma situação de estresse? Já reparou se você usa uma respiração abdominal, mais diafragmática ou usando mais a caixa torácica? 

   Respirar conscientemente traz benefícios para sua saúde física e mental. É a maneira mais barata e eficaz de cuidar da sua saúde, algo que você pode fazer em qualquer lugar e em qualquer horário. Parece ser muito bom para ser verdade? A boa notícia é que realmente é, temos boas evidências na ciência mostrando os benefícios da respiração na nossa vida. Abaixo separamos 8 benefícios e colocamos algumas referências ao final do texto.

   Os benefícios de uma respiração consciente para sua saúde
são:

Ajuda a diminuir a pressão arterial

É isso mesmo. A respiração consciente e de maneira lenta usando mais o abdomen, a respiração diafragmática, diminui a pressão arterial, sendo uma ferramenta de controle da pressão não farmacológica. Pequenas interrupções da nossa respiração são capazes de aumentar a pressão arterial, sendo que esse aumento pode permanecer por um tempo, mesmo depois de voltar a respirar normalmente. Pessoas com hipertensão arterial precisam tomar cuidado também com a manobra de Valsalva – quando prendemos a respiração para fazer força, como para levantar algo pesado do chão 1–3.

Depositophotos

A manobra de Valssava é um mecanismo inconsciente que aumenta momentaneamente a capacidade de gerar força ao engajar os músculos respiratórios em uma atividade. Não deve ser prática regular

Ajuda a diminuir a frequência cardíaca

Conscientemente não conseguimos controlar quantos batimentos por minuto nosso coração faz. Mas, de maneira indireta, controlando a respiração, conseguimos influenciar a frequência de batimentos cardíacos. Preferencialmente uma respiração lenta e profunda, a respiração abdominal, é capaz de diminuir os batimentos cardíacos, enquanto uma respiração curta e mais acelerada é capaz de aumentar 4–6.

Quer experimentar? Coloque o dedo no punho para conseguir acompanhar o pulso e inspire curto e rápido por alguns segundos e observe o que acontece com os batimentos.

Ajuda a diminuir o estresse e ansiedade

A respiração lenta e profunda é capaz de diminuir a percepção de estresse e ansiedade, assim como diminuir parâmetros quantitativos quanto o cortisol salivar (hormônio do “estresse” encontrado também na saliva). E olha que bacana? A prática de respiração funciona também para indivíduos com outras síndromes emocionais como estresse pós traumático, depressão e transtornos de ansiedade 7–10.  E importa por onde respiramos, inspirar pelo nariz é a forma pela qual parece haver mais benefícios.

A respiração é uma ferramenta não farmacológica, de fácil acesso e disponível para você cuidar da sua saúde.

Diminui a Dor

A respiração consciente é capaz de diminuir a percepção de dor. A dor é uma experiência multifatorial complexa, mas há evidências que a atenção na respiração é capaz de diminuir o desconforto causado pela dor11,12.

A respiração e o movimento são ferramentas ao nosso alcance para prevenção, promoção e também cuidado com a saúde


Ajuda a melhorar a atenção e concentração

A respiração diafragmática ajuda a manter você mais focado no aqui e no agora, permite que seu cérebro funcione para resolver os problemas do momento atual. Respirar adequadamente melhora a sua atenção, concentração e também a memória 13–15

Que tal experimentar uma respiração consciente quando você estiver estudando algo ou lendo algo que precisa de sua atenção? Respire conscientemente e observe as mudanças no seu corpo.

Ajuda a melhorar seu sistema imunológico

Algumas práticas respiratórias tem se mostrado eficazes em melhorar a resposta aguda do sistema imunológico e até mesmo aumentar a concentração de células conhecidas como NK ou “matadoras naturais” que atacam células cancerosas. É interessante observar que diferentes práticas possuem diferentes objetivos e, consequentemente, as respostas biológicas serão distintas. Mas a possibilidade de melhorar o sistema imunológico com práticas simples e acessíveis é excelente 16–19.

 

 

Respirar é uma ferramenta para diminui a resposta inflamatória do seu corpo.

Ajuda a diminuir a Fadiga

A fadiga muscular ou sensação de cansaço pode ocorrer pelo exercício, por doenças físicas e alguns transtornos mentais também como na depressão. A quantidade de exercício físico que você é capaz de fazer é limitado pela capacidade do seu corpo produzir energia e, para isso, ele precisa de oxigênio. Ou seja, se você respira pouco ou “mal” , você não está fornecendo a quantidade de energia suficiente que seu corpo precisa para funcionar. Se você é atleta, treinar a musculatura respiratória pode aumentar a sua performance 20,21.

Ajuda a melhorar a postura

É importante observar se seu filho respira pela boca pois isso influência negativamente o desenvolvimento das vias aéreas, do crânio e até mesmo dos dentes. No adulto, a posição do corpo irá influenciar na capacidade de expansão do tórax o que influência na quantidade de volume inspiratório que você terá acesso, assim trabalhando da expansão de tórax 22,23.

 

 

Imagine ser capaz de diminuir a quantidade de remédios para dor ou para o coração? Aumentar a disposição e atenção durante seu dia? Isso com práticas de 10-15 min que podem ser feitas alguns dias da sua semana?

A respiração é realmente uma ferramenta extremamente poderosa para cuidados com a saúde que é subutilizada.

Você pode começar a tomar as “rédeas” da sua respiração e usá-la ao seu favor como ferramenta de auto-cura e desenvolvimento pessoal.

Quer saber mais sobre a respiração? Acesse nosso Ebook Respirando onde explicamos melhor sobre a como a respiração acontece: 

Sabemos que respirar sozinho não é algo “fácil” de se fazer. Por isso desenvolvemos o curso online Re-inspire-se com práticas respiratórias guiadas onde você poderá experimentar diferentes exercícios unindo a teoria à prática. 

Re Inspire-se

Desenvolvemos o curso online Re.Inspire-se para comparilhar exercícios respiratórios com passo à passo para você melhorar a sua respiração. 

Clique aqui para conhecer mais

 

Conheça também nossas práticas de respiração guiadas no Spotify e pratique enquanto você caminha!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *